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quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Boletim Canal de Acesso 31/01/2013 Movimentação das P-58 e P-63

Bom dia.

Os três últimos dias foram de trabalho intenso, com a movimentação da plataformas, P-58 e chegada da P-63, por isso não temos informações diretamente da praia. Em compensação estamos na boca da Barra do Rio Grande e daqui vou tentar passar um pouquinho da rotina de quem trabalha na movimentação dos navios que chegam ao porto de Rio Grande. O dia começou com céu parcialmente nublado e deve continuar com nebulosidade variável, sem chuva. A temperatura é de 22 C e pode passar dos 30 C durante a tarde. O vento entra de Nordeste e tende a diminuir a velocidade para valores entre 13 e 10 nós no meio da manhã e deve aumentar novamente para valores médios de 15 nós. Não foi possível ver como estava a praia, mas aqui fora da barra, as marolas que passam estão pequenas, bem paralelas à costa e não devem dar condições para o surfe.

rgsur-fotos-3-2Hoje madrugamos mais uma vez e às 5:30 estávamos na Estação da Praticagem para realizarmos as medições de velocidade das correntes na região da desembocadura da Lagoa dos Patos e ao longo do canal de acesso ao porto. A velocidade das correntes, junto com o vento são os fatores determinantes para que os práticos consigam realizar as manobras e se esses estiverem acima dos limites de segurança, as operações são canceladas.

rgsur-fotos-4Como só participamos das grandes operações, geralmente é uma experiência legal pegar o Sol nascendo entre as pontas dos molhes, enquanto passamos as informações e aguardamos a chegada das "gigantes". Nas operações de entradas das plataformas, sempre há bastante gente envolvida, vários práticos, pessoal da medição, impressa, lanchas e rebocadores, todos se comunicando através dos ruídos dos rádios. Sempre há uma grande tensão para que tudo ocorra bem e o serviço seja concluído após um longo e cansativo processo, que pode levar muitas horas até que a plataforma esteja amarrada.

rgsur-fotos-6Lá vem ela a P-63, nova plataforma de extração de petróleo que será montada em Rio Grande, apontando na barra após a autorização do início das manobras que acontecem em condição de 10 nós de vento Nordeste e corrente vazando com 2 nós. Enquanto isso, somos agraciados com o nascer do Sol, um belo visual do Cassino por ângulos que só quem vê são os que saem para o mar, o bom dia das aves e dos golfinhos e o papo de quem está em serviço. O mar está tranquilo, o vento perdeu força, mas como sempre, na boca da barra é uma confusão de marolas, que jogam os barcos para todo os lados e incomodam até os mais experientes. Até ela chegar na barra, a operação é mais tranquila, mas quando começa a chegar perto da boca da lagoa a comunicação fica mais intensa e temos que correr sempre à sua frente para termos sempre medições atualizadas das condições de vazão.

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Outro dia escutei uma analogia interessante feita por um marinheiro quando os rebocadores se aproximavam de uma plataforma. Disse ele: "Olha lá, não parecem leões atacando uma presa?" Sim! Aqueles pequenos barcos, bravos e fortes, seguindo as diretrizes dos práticos vão aos poucos domando os  grandes navios, até que estes estejam presos e seguros nos portos.

rgsur-fotosAinda lá fora, a lancha de apoio é chamada com urgência, barcos de pesca em rota de colisão, então o recado é passado: "Lancha, vai espalhar os pesqueiros". É assim, os serviços portuários estão sempre disputando espaço com o pessoal da pesca, que em muitos casos andam com sinalização deficiente ou não possuem nem rádios de comunicação, sendo um perigo para a navegação. Passados alguns minutos, nossa lancha é chamada, vamos buscar o pessoal da imprensa que começou a passar mal no mar balançado. Pessoal em terra firme, vamos correndo para o canal, pois a P-63 está entrando na barra e o trabalho se intensifica. Às 10:00 o vento se mantém calmo e a corrente no canal diminui para 0,6 m/s (aproximadamente 1,2 nós) com tendência a diminuir ainda mais, melhorando as condições de trabalho. À medida que a P-63 se aproxima do cais da QUIP, seu futuro destino, o serviço de praticagem começa a tratar dos assuntos relativos às amarrações.

rgsur-fotos-2Conforme o dia vai abrindo, o Sol que racha e o forte calor começam a maltratar a gente que tem que estar usando macacão e colete salva-vidas, mas as boas risadas com o pessoal da tripulação deixam o clima descontraído na lancha. Quando a P-63 faz o giro para aproximação ao cais, nos surpreendemos com o seu hélice girando fora d`água levantando um turbilhão, e logo começa o cabo de guerra dos rebocadores, que deixam o canal como um rio de corredeiras, até encostarem a plataforma e encerrando o trabalho de medição de correntes para a P-63. Mas o trabalho não termina aqui, já fomos informados que ainda hoje a P-58 também será movimentada, então recomeçamos daqui a pouco.

rgsur-fotos-3Uma pequena pausa para almoço e a equipe já é chamada novamente para passar os dados de corrente, é a vez da P-58, que foi deslocada ontem para que a P-63 pudesse entrar e agora retorna ao cais da QUIP. Nesse meio tempo a intensidade do vento aumentou para 18 nós e a lagoa vaza com 0,5 m/s, nada que coloque em risco a operação, que começou por volta das 14:30. Passado um tempo boiando, o calor começou a castigar e perto das 16:00 já estávamos em bicas e delirando por águas Perrier, ar condicionado, cervejas geladas e filme espelhado nos vidros da lancha, fazendo qualquer oportunidade de sombra de um costado de navio um grande alívio. Sem complicações, a P-58 encostou no cais às 16:30 e nós encerramos as medições. Depois de um dia de operação suada, é só correr para um bom banho  e pegar um fim de tarde no Cassino.

rgsur-fotos-2-2Esses 3 últimos dias foram de plantão (24/dia)  para monitoramento das operações e não teve publicação da praia, mas fica aí para o pessoal o relato de como é um dia de quem vive entre o Oceano Atlântico e os Molhes da Barra do Rio Grande.

Abraços à toda a Equipe LOCOSTE e aos práticos, mestres e marinheiros da Praticagem do Rio Grande que participaram dessa empreitada.

Até mais,

Augusto

10 comentários:

Anônimo disse...

alguem foi ao navio?

Pedro Muelbert disse...

Fala Preto,

muito legal a reportagem. Mostrou bem como é o dia a dia da galera envolvida com a navegação e apoio portuário. Nada fácil!!!! Abração e continue com o Blog assim que ta muito maneiro!!!

rgsurf disse...

Valeu Pedro! É realmente uma função que cansa bastante. Abraços

Caminhos da Zona Sul disse...

cara, tenho um blog de economia, posso publicar duas das tuas fotos? dando o crédito pra ti e pro site, obviamente. abraços. Marcelo

rgsurf disse...

Ok Marcelo, me manda os links das publicações. Abraço.

Caminhos da Zona Sul disse...

http://www.caminhosdazonasul.com/2013/01/p-63-chegando-rio-grande-hoje-pela-manha.html

vê se tu aprova. abraço!

julitabuelita disse...

Linda a reportagem, que fotos!!!

rgsurf disse...

Legal Marcelo!

Anônimo disse...

Gostei bastante do teu relato sobre a movimentação das plataformas. Imagino a canseira que deve ter sido!
Augusto, gostaria de poder ir mais vezes a Rio Grande, mas mesmo assim sigo seu blog por indicação de um amigo e, apesar de não lhe conhecer, admiro a maneira cordial e sensata como tens tratado e intermediado os comentários de seus leitores. Continue nos brindando com esses assuntos que vão muito além do mundo do surf!

Anônimo disse...

mto legal Preto!
esse é um outro mundo!
q bom q vc o compartilha conosco, simples mortais.
abraços,
Dayse