Bom dia.
Ensopado, é a melhor definição para a Rio Grande e região. Ainda continua chovendo e zona de nebulosidade que está causando toda essa chuva continua estacionada, e segundo a previsão só teremos trégua no final da manhã de quinta-feira. A chuva esta mais fraca agora e ainda pode dar uma intensificada e chover mais forte em alguns momentos, mas já poderemos ter alguns pequenos momentos de Sol.
A temperatura está em 15 C e durante a dar pode esquentar um pouco, chegando aos 20 C. O vento enfraqueceu bastante e entra de Norte com média de 7 nós, mas algumas rajadas podem chegar aos 15 nós. O vento está em processo de giro e deve ir passando lentamente por terra e terminar o dia como Leste com intensidades entre 10 e 15 nós.
Havia uma forte neblina na praia umas 7:10 e mais uma vez não foi possível ver direito como o mar estava. Parecia que tinha ondas de 0,5 m bem gordas e algumas espumas quebrando um pouco mais atrás, mas não tinha como ver o tamanho da série. Ontem tivemos problemas com a transmissão, mas hoje a câmera deverá ficar ligada direto.
O pessoal me perguntou de onde saem as imagens de satélite. Quase todos os institutos meteorológicos nacionais disponibilizam, em alguns casos só da sua região e outros mais completos ainda colocam as imagens globais. No Brasil temos o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC - http://www.cptec.inpe.br/) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para visualizar, basta entrar no site do CPTEC e clicar na aba "Satélite", as imagens de visualização mais fáceis são as GOES e GOES+MSG disponibilizadas a cada 30 minutos pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration - USA) . Para ver em tela cheia, é só clicar em "Visualize América do Sul" e para ver uma animação das últimas 20 imagens, clique em "Animação" e no canto superior esquerdo clique na janelinha Imagens e arraste a barrinha para o número de imagens que vocë deseja visualizar e depois é só dar o "play".
Até mais,
Augusto
4 comentários:
valeu pela dica das imagens satelites!!!!
Em Augusto, o esquema que tu me falaste é o Argus?
Excelente o teu blog! Pode crer!
W.
Não Wellington, o que comentei foi o sistema livre Sirena, o Argus é pago, mas ainda está em fase de teste pelo pessoal do Laboratório de Morfodinâmica Costeira. Quando tiver algo mais concreto a gente vai falar um pouquinho sobre ele aqui. Alguns produtos extraídos dele são muito legais como por exemplo ver a direção que a ondulação está entrando na praia, contar quantas ondas entraram na série, calcular o período das ondas e identificar as maiores ondas que entraram.
Postar um comentário